Dicas de Pintura

Tendência e cores para área externa


07/12/2018 11:35

O primeiro contato de qualquer pessoa que passa em frente a construção, seja uma visita ou um passante, é a fachada da residência. É ela que imprime o estilo e personalidade logo na área externa da casa. Por isso decidir como vai ser o visual dessa fachada requer um bom projeto arquitetônico, assim como a pintura e as cores de casas.

O estudo da fachada possui diversas alternativas, desde o que deseja destacar até uma composição de cores e materiais diferentes. Uma das opções que possuem um custo-benefício excelente para quem deseja economizar e embelezar a fachada é a aplicação da pintura. Mas é preciso dedicação na escolha das cores, afinal, cada tom transmite uma sensação e valoriza a arquitetura de forma diferente.

Como escolher as cores para fachada da casa?

Existem três pontos importantes para se atentar no momento da escolha das cores: o estilo, a função e a durabilidade. Levando em conta essas características, chegar ao resultado final satisfeito fica muito mais fácil do que ir a uma casa de tintas e conferir as infinitas tonalidades dos mostruários.

Estilo

Quando iniciamos o projeto de uma casa, logo já definimos o estilo dela, pois é isso que define o gosto dos moradores. Permaneça com ele em todas as decisões que for tomar em questão de acabamentos e cores, isso ajudará a definir a melhor cor que harmonize com o projeto. Para manter o visual agradável, procure por tons que valorize as formas e a arquitetura da casa. Logo mais podemos conferir como aplicar as cores de acordo com cada estilo!

Função

Procure pesquisar o que aquela cor transmite para a fachada. Um exemplo é pintar a casa de vermelho, essa construção pode remeter a um ponto comercial. E se essa não é a proposta, procure aplicar a cor em algum detalhe da arquitetura, seja um pilar, um volume que ressalta para fora, uma porta e etc. Tudo pode ser levado em conta, desde que haja um significado.

Durabilidade

Todos procuram manter a casa bonita, por isso a manutenção deve ser feita a cada 3 anos devido ao desgaste natural da tinta. Considere as especificações de cada fabricante, para que seja um produto de alta qualidade e especializado para fachadas. Lembre-se que isso vale para qualquer tonalidade de cor, seja os mais intensos que tendem a perder a intensidade da cor, ou as mais claras que aparentam mais as sujeiras acumuladas de chuvas, terras, manchas e outros desgastes.

Outras Dicas

fale conosco